sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Jesus Cristo restaurado vira meme


Cecilia Gimenez, uma  senhora espanhola de 81 anos, tentou restaurar uma pintura do século 19. O resultado, como você já deve conhecer, foi um desastre. Ela está em crise e alegou que seu trabalho teve o aval do padre da igreja local. É claro que tamanha barbaridade não poderia passar em branco.  A pintura restaurada virou um "meme"







O que é "meme"? 

Segundo a Wikipédia, este termo é sinônimo de "fenômeno da Internet", ou seja, é tudo o que faz sucesso e se propaga rapidamente na rede. Exemplo recente disso é o garoto Jefferson, que soltou a voz ao cantar "Para a nossa alegria" e teve mais de 8 milhões de views.
Dos que fizeram sucesso até hoje, pode-se entender que o termo tem a ver com brincadeiras e piadas em citações, desenhos, fotos ou vídeos que se propagam com uma grande velocidade na rede e ganham o gosto popular.
Origem
É provável que o primeiro meme tenha sido criado, em 1998, por Joshua Schachter, de 24 anos, no serviço Memepool. Nele, os usuários postavam na Internet links interessantes.
No evento Contagious Media, em 2000, a palavra meme foi utilizada pela primeira vez. O objetivo foi traduzir em uma expressão uma mensagem que rapidamente é difundida e ganha novas versões de acordo com o contexto. Depois disso, a palavra meme caiu no gosto das pessoas.
Outra explicação possível, destacada pelo escritor Richard Dawkins no livro "O Gene Egoísta", de 1976, se refere a "uma unidade de evolução cultural", que espalha a mensagem de uma pessoa para outra. A partir disso, podemos interpretar que toda a informação com aspecto cultural propagado entre indivíduos é considerado um meme. 
Fonte: (http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/04/o-que-e-meme.html)


Nenhum comentário:

Postar um comentário